1º dia em PARIS

Nunca chegue em Paris no final do tour de France.
Este deve ser o conselho para se seguir à risca. Também evite o feriado da queda da bastilha. A cidade fica insuportavelmente lotada.
Como não tínhamos nos atentado para a data, chegamos a Paris na final do tour de France, que acontece na Champs-Élysées, altura do Arco do Triunfo, ou melhor, bem perto do hotel em que nos hospedaríamos.
O condutor que nos levou passou aperto para nos deixar no hotel, pois as ruas estavam fechadas, teve que nos deixar perto e tivemos que ir andando com as malas.
Ficamos hospedados no hotel d’angleterre Champs-Élysées, que fica na rua de La boétie, entre a avenida e o metrô Sr Philippe Du roule.
Já havia ido a Paris em outras ocasiões e sempre a localização do hotel ajuda em muito a viagem.
A primeira vez em que fui fiquei hospedada no íbis da Bastilha. Passeamos bastante, mas porque andávamos de metrô para cima e para baixo, bastante animadas (éramos quatro amigas e meu filho, na época com cinco anos). Outras pessoas que estavam no mesmo hotel, no mesmo pacote, não tinham coragem de sair sozinhas e ficavam reféns do que era oferecido pelas operadoras.
Retornei com meus pais e meu filho e ficamos no hotel colisee da rua do ponthieu e foi outra coisa, ficar perto da Champs-Élysées é muito melhor.
Fui mais uma vez com eles e o hotel escolhido pela agência se chamava castillone e não foi uma experiência muito boa, ele fica perto da Champs-Élysées, mas tem que andar por um parque antes de chegar na parte principal da avenida.
Então, quando agora, estava indo mais uma vez, com meu filho adolescente, marido, enteada e meu filho bebê, nada mais justo que pagar uns euros a mais e ficar perto da avenida, onde adoro passear o tempo todo.
O hotel tinha quarto para mais de quatro pessoas, e o preço era bom para Paris (reservei direto no site do hotel). O quarto era um em frente ao outro, com um mini hall entre eles. Um dos quartos não havia sido reformado,mas era bom, o outro, já reformado, era ótimo. O problema do hotel é a aparência meio torre do terror, o elevador é de mola, minúsculo, a entrada é horrorosa, apesar da parte de trás ter sido reformada e o local do café ser bem arrumadinho. Na hora de pagar, descobri que se tivesse pedido para tirar o cama extra (que não foi usada) teria um desconto.
Chegamos, nos acomodamos e fomos passear na cidade lotada (Roma estava deserta comparada com Paris no final do tour).

Pegamos o metrô  st Philippe, linha verde (9), sentido pont de sèvres, descemos na estação trocadèro.
Tiramos fotos da torre Eiffel deste local e descemos até a torre.
Estava lotada, tinha gente saindo pelos arbustos (é sério!). Impossível de subir.
Museu du quai-branly

Fomos passear no Musée Du Quai-Branly (aproveitamos para almoçar em um restaurante antes de chegar ao museu).
De lá, fomos ao Invalides.
grand palais

Atravessamos a ponte Alexandre III,  seguimos passeando pelo grand palais, petit palais e palácio da descoberta.
No palácio da descoberta estava tendo uma exposição de dinossauros (é um bom local para passear com crianças).
Petit palais
Voltamos a pé para o hotel.