ARUBA - DE PONTA A PONTA

Aruba é uma ilha pequena, dá para conhecê-la toda em um dia. Parece que de ponta a ponta dá apenas catorze quilômetros (será?).

Alugamos um carro, ficou cerca de oitenta dólares (já incluído os seguros) mais meio tanque de gasolina.
Andamos de ponta a ponta da ilha durante o dia e à noite fomos novamente ao shopping (Paseo Herencia) em Palm Beach.
Divi Divi
Saimos de Oranjestad por volta das dez horas e fomos primeiro procurar a árvore Divi Divi, símbolo de Aruba.
Sabíamos que havia uma perto do hotel Divi, mas quando chegamos ali, nos informaram que a árvore havia morrido. Nos indicaram, então, dois outros locais onde a encontraríamos: em Eagle Beach, perto do hotel Amesterdam Manor ou em PalmBeach, perto do Marriot.
Como já conhecíamos Eagle Beach, fomos até lá e realmente havia duas árvores muito típicas.
Farol California
Dali, fomos direto ao Farol California. Fica na ponta sul da ilha.
No caminho, dá para ver as mansões de Palm Beach e a linda praia.
O farol só tem um caminho, você tem que ir e voltar pela mesma estrada, então, de lá, resolvemos voltar ao hotel, porque precisávamos pegar alguma coisa (é um caminho desnecessário, para quem quer ir a Capela, melhor, claro, ir direto).
Capela Alto Vista
Bem, de volta a Oranjestad, fomos atrás da Capela Alto Vista, o monumento mais fotografado de Aruba.
Igreja de Santa Anna
No caminho, paramos para conhecer a Igreja de Santa Anna.
O mapa de Aruba não é muito detalhado, você tem que seguir pelas ruas principais e ir perguntando.
A capela é um pouco distante, tem que subir bastante (parece que se está entrando em um cenário de filme de faroeste, tão árido é o local). Achamos até que tínhamos errado o caminho, quando, finalmente, vimos as placas que indicavam um caminho de procissão.
Este é um ótimo passeio para se observar o contraste da úmida Aruba das praias para o árida Aruba dos cactos.
O local realmente é lindo, a capela é pequena, mas muito acolhedora.
Voltamos à estrada para procurar a ponte natural (Natural Bridge).
Natural Bridge
Este caminho foi mais difícil, tivemos que rodar bastante, mas tivemos sorte.
A ponte agora é só um pedaço, uma vez que ela caiu em 2005. Mas, ainda é um lugar muito bonito para se tirar fotos.
Na volta, aproveitamos que estávamos perto e paramos para ver as ruínas da mina de ouro.
Bushiribana Golden Ruines
Também passamos pela entrada da fazenda de avestruz (mas não paramos) – uma dica para não se perder tanto, encontrando esta fazenda, é só seguir em frente, vai avistar as ruínas à esquerda,  seguir à direita para a ponte (um bom pedaço de chão).
Fazenda de Avestruz
Resolvemos ganhar tempo, já que estava muito calor e rumávamos à praia, e almoçamos no Mac Donald’s mesmo. Até que não foi ruim!
Seguimos, então, ao final do passeio, para a praia de Baby Beach, na outra ponta da ilha.
Baby Beach
Para chegar nesta praia tem que seguir sentido San Nicolas, passar pela fábrica e ir até o final.
Uma praia bem bonita (a mais famosa de Aruba, segundo alguns).
À noite, ainda tivemos fôlego para assistir ao show das águas dançantes no shopping Paseo Herencia, em Palm Beach.
São três apresentações noturnas (sete e meia, oito e meia e nove e meia), com duração de mais ou menos dez minutos. É bonito ver as fontes dançando ao som da música. Meu filho ficou bastante encantado.
Show das águas
Para quem ainda tiver fôlego, dançar no Senõr Frogs, parecia animadíssimo.